terça-feira, 15 de novembro de 2011

RELATO DA ATIVIDADE PRÁTICA DO “PROJETO PINTANDO HISTÓRIAS”

A aula iniciou-se ás 15 horas e 30 minutos com a minha apresentação aos alunos do 5º ano “A” da escola Euclides Feitosa Cavalcante, localizada no bairro Ana Alves Vieira desta cidade. Por motivo de falta de energia que estava ocorrendo nesse horário e como o clima estava muito quente, não foi possível ficarmos dentro da sala de aula, foi então, que eu convidei a professora e a turma para irmos até ao Horto Florestal que fica localizado em frente à escola, pois lá estava mais arejado.
Quando chegamos ao local, expliquei o propósito do projeto para os alunos que demonstraram bastante interesse em participar das atividades que seriam propostas. Em seguida, foram distribuídos livros contendo histórias variadas, entre elas continham também ilustrações sobre a flora e fauna brasileira, que serviriam como inspiração para suas próprias criações ou reproduções. Após a distribuição dos livros cada aluno procurou ficar em determinados locais do espaço cedido naquele ambiente.
Durante o período em que eles estavam lendo, eu estava sempre os acompanhando e tirando as dúvidas de quem precisava. Após o término das leituras, propus que eles fizessem um desenho livre sobre o que tinha lido ou reproduzisse alguma figura que estava ilustrada no texto lido. Fiz a entrega de papeis, de lápis e lápis de cores para desenvolverem a atividade proposta.
Durante a atividade fiquei dando suporte para cada aluno. Enquanto eles faziam a tarefa, alguns pediam opinião em relação às cores que poderiam usar para colorir seus desenhos. Logo depois, voltamos para sala de aula onde foi feita a socialização e colagem dos desenhos nos cartões que eu havia confeccionado contendo o nome de cada um para eles colocarem sua atividade de artes.
No período do desenvolvimento do projeto, foram feito registros de cada etapa realizada, através de fotografias.
Fiquei muito satisfeita com a realização deste projeto, pois fui muito bem recebida pela escola, pela professora da turma e, principalmente, pelos alunos que responderam todas as minhas expectativas, pois acredito que cada aluno conseguiu, através desse projeto, descobrir algo de importante que veio contribuir para ampliação e construção do seu próprio conhecimento, por meio da interdisciplinaridade contida nesse projeto. Quanto a mim pude refletir sobre a minha prática como educadora, percebi que a partir da interação professor/aluno podemos descobrir novos horizontes, através do ensino/aprendizagem.

Nenhum comentário: