sábado, 22 de outubro de 2011

PROJETO PINTANDO HISTÓRIAS
POR MIRIAM SANTANA


TEMA:

O projeto que estou desenvolvendo está relacionado às disciplinas de história e arte, e chama-se “Pintando Histórias”, assim, será um meio para ligar uma disciplina à outra.
A disciplina de história é bem extensiva, tanto de conteúdos que já se passou no mundo, quanto por possuir um enorme acervo figurativo, que pode dar auxílio em meu projeto. A arte é outra disciplina que se pode variar conforme a criatividade de cada pessoa. Não precisa seguir exatamente uma regra, mas o importante é se crie da forma mais inovadora possível, dando espaço aos estímulos contemporâneos.


JUSTIFICATIVA:

O fato de eu querer envolver essas duas disciplinas em meu projeto, se deu justamente por gostar muito de estudá-las. E querer aprofundar estes assuntos em minha pesquisa, além de ser importante para os alunos, também, se torna importante pra mim como futura educadora, pois, através disto, estarei repassando e, ao mesmo tempo, adquirindo novos conhecimentos que servirão de auxílio no desenvolvimento dos conteúdos que proporei aos meus alunos.


OBJETIVOS

Com meu projeto pretendo fazer com que os alunos tenham mais interesse por essas duas disciplinas, despertando seu interesse pela leitura e a imaginação artística que há dentro deles e desenvolvendo a prática artística nas aulas de artes visuais, através da leitura de história.


PÙBLICO ALVO:

O público alvo que quero atingir são crianças dos primeiros anos do ensino fundamental, já que é nesse período que elas podem assimilar todos os aprendizados que obterão com a prática de ler e depois transmitir em forma de arte o que aprendera, já que as crianças têm uma grande facilidade em assimilar novos conhecimentos e futuramente de lembrá-los nos momentos oportunos em que farão uso dos mesmos


METODOLOGIA:

• Apresentar histórias de todos os tipos, principalmente, as de nosso Brasil.
• Depois propor que, através do texto lido, eles façam um desenho dos personagens ou cenários de tudo que conheceram.
• Logo após eles pintarem seus desenhos, pedirei que relate o que aprenderam com a história lida e porque resolveram fazer aquele desenho.



MATERIAIS:

Os materiais seriam:
• Livros de histórias;
• Papel A4;
• Pincéis;
• Canetas coloridas;
• E tintas guaches.


REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:

Este link que apresentei no fórum, destaca um pouco a forma de como pretendo trabalhar com os alunos.
http://skammers.blogspot.com/2011/04/projetos-desenvolvidos-nas-disciplinas.html
Também, apresentei Leonardo da Vincci, como um grande pintor da história.

Nenhum comentário: