sábado, 22 de outubro de 2011

TEXTO RELACIONADO AO TEMA OU À DISCIPLINA ESCOLHIDA

LEONARDO DA VINCI

Apesar do recente interesse e admiração por Leonardo como cientista e inventor, durante mais de quatrocentos anos a sua enorme fama apoiou-se nos seus feitos como pintor e num punhado de obras, autenticadas ou atribuídas a ele, que têm sido vistas desde então como algumas das obras-primas supremas já criadas pelo homem.
Estas pinturas ficaram famosas por uma série de qualidades que foram muito imitadas por estudantes e discutidas extensivamente por conhecedores e críticos. Entre algumas destas qualidades que tornam a obra de Leonardo única estão as técnicas inovadoras que ele usou na aplicação da tinta, seu conhecimento detalhado de anatomia, luz, botânica e geologia, seu interesse na fisiognomonia e na maneira pelo qual os humanos registram emoções em suas expressões e gestos, seu uso inovador da forma humana em composições figurativas, e o uso da graduação sutil da tonalidade. Todas estas qualidades encontram-se reunidas em suas obras mais famosas, como a Mona Lisa, A Última Ceia e a Virgem dos Rochedos.
A Última Ceia (L'ultima cena ou Cenacolo), em Milão, é uma das mais conhecidas pinturas atribuídas a da Vinci, exposta no refeitório do convento de Santa Maria delle Grazie e tema central da obra O Código da Vinci de Dan Brown, assim como a Mona Lisa (também conhecida como La Gioconda, exposta no museu do Louvre, em Paris).
Leonardo não foi um pintor prolífico, mas foi o mais prolífico desenhista (projetista), mantendo diários cheios de pequenos rascunhos e desenhos detalhados registrando todas as coisas que lhe chamavam atenção. Juntamente com os diários, existem diversos estudos de pinturas, alguns dos quais podem ser identificados como preparações para trabalhos específicos como A Adoração dos Magos, a Virgem dos Rochedos e A Última Ceia. Seu desenho mais antigo, é o Vale do Arno (1473), que ostenta as montanhas tão frequentes em suas obras.
Entre seus desenhos mais famosos está o Homem Vitruviano, um estudo das proporções do corpo humano, e a Cabeça de Anjo, esboço de Uriel em A Virgem dos Rochedos, no Louvre, e um grande desenho em giz, A Virgem, o Menino, Sant'Ana e São João Batista, na National Gallery em Londres. Este desenho emprega efeito sutil do sfumato, técnica de sombreamento presente em Mona Lisa. Pensa-se que Leonardo nunca fez uma pintura a partir dele, mas há uma notável semelhança com a pintura A Virgem e o Menino com Santa Ana, atualmente no Louvre.
Outros desenhos de interesse incluem numerosos estudos geralmente referidos como "caricaturas", porque, embora exagerados, parecem ser baseados em observação de modelos vivos, como Cabeças Grotescas. Vasari refere que, se Leonardo encontrasse pessoas com personalidade interessante, ele iria acompanhá-las o dia todo observando. Existem numerosos estudos de belos jovens, muitas vezes associados a Salai, com sua rara e muito admirada beleza facial, o então chamado "perfil grego". Outros estudos muito detalhados são os de roupagens, um bom exemplo é o macabro Retrato de Bernardo di Bandino Baroncelli executado, em que com desapaixonada integridade Leonardo descreve as vestes do participante da Congiura dei Pazzi.

Referência Bibliográfica:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Leonardo_da_Vinci#Obra_art.C3.ADstica


Escolhi falar sobre um artista muito conhecido no mundo artístico, Leonardo da Vince. Então, a partir da leitura deste texto, pude perceber que o mesmo se relaciona a disciplina e a técnica de desenho que escolhi como tema. Leonardo era um grande artista com práticas em pintura, desenho, escultura, arquitetura, além de grande inventor. Mas, seu grande destaque eram os desenhos ou as pinturas. E é aí que ele se insere em meu tema, pois Leonardo pintava coisas que já haviam existido na história, como por exemplo, A Última Ceia, O Batismo de Cristo, Pequena Madona e o Menino, etc. Eram pinturas de histórias bíblicas ou social de sua vida cotidiana, e até de pessoas interessadas pelos auto-retratos.
Muitos de seus trabalhos ficaram bastante conhecidos pela grande qualidade da pintura, criadas com muitos detalhes que deixavam a suas obras com tons e texturas perfeitas. Leonardo gostava de pintar, por isso, anotava tudo que achava interessante. Acredito que uma cena na rua, uma lembrança, uma história ouvida ou lida por ele, tudo isso, o fazia querer reproduzi-las para que todos pudessem compartilhar suas descobertas.
Mas, além de anotar todas as novidades encontradas, ele também praticava suas obras, para que ficassem como ficaram, perfeitas. Assim também, eram as caricaturas das pessoas, onde ele passava muito tempo as observando para poder criá-la.
Contudo, o método que quero propor em meu projeto é incentivar o aluno a leitura e ao mesmo tempo a prática artística. Ou seja, ele vai ler alguma história ou pensar em algo que já ouviu de interessante e tentar reproduzir em forma de desenho ou pintura, transformando em obra de arte sua percepção obtida através do texto ou história lida, e depois interagir com os colegas de classe.

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